ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Desconto de R$0,46 no diesel já chega a postos no Rio e em São Paulo, diz ANP

01/06/2018 16h42

BRASÍLIA (Reuters) - Um desconto de 46 centavos por litro prometido pelo governo para o diesel rodoviário já começa a ser aplicado nas bombas em postos no Rio de Janeiro e em São Paulo nesta sexta-feira, disse a jornalistas o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone.

Ele afirmou que a redução nos preços, viabilizada por meio de um programa de subvenção à Petrobras após protestos de caminhoneiros contra a alta no combustível, deverá chegar gradualmente aos demais Estados do país.

"O Brasil é um país complexo, de dimensões continentais e temos que considerar isso ao planejar nossos processos. Já identificamos alguns locais onde os novos preços podem entrar imediatamente e na medida que o tempo vá passando vai ser possível chegar esse desconto a outros lugares do Brasil", afirmou.

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, disse que "há um compromisso" dos agentes distribuidores em garantir o repasse do desconto aos consumidores.

O presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda Soares, também afirmou que o desconto deve chegar gradativamente aos consumidores, começando por Rio e São Paulo.

"Provavelmente hoje ou amanhã (o desconto começa a chegar aos clientes), no máximo na segunda-feira, já vai ter postos nesses dois Estados ofertando produto dentro dessa previsão do governo", afirmou.

O presidente-executivo da Plural, associação nacional que representa os distribuidores de combustíveis e lubrificantes (ex-Sindicom), Leonardo Gadotti, disse que o repasse dependerá do fim de estoques de combustível comprado anteriormente pelos postos, a preços mais elevados.

"Estamos falando de como isso vai ser implementado, em função dos estoques que as companhias possuem do passado e que não refletem essa redução... tem um tempo até que chegue o produto com essa redução que o governo está dando... a expectativa é que isso aconteça ao longo da próxima semana", afirmou.

A Petrobras informou mais cedo nesta sexta-feira que aprovou a adesão à primeira fase de um programa federal de subvenção econômica à comercialização de óleo diesel, reduzindo o preço do combustível nas refinarias de imediato, segundo nota da companhia ao mercado.

A Petrobras afirmou que será ressarcida "em espécie" pelo governo federal, por meio da ANP, por eventual perda de receita em função das mudanças na política de preços para o diesel ocorridas no âmbito do programa.

(Por Mateus Maia)

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia