Bolsas

Câmbio

Tecnologia lidera Wall Street após fortes dados de emprego dos EUA

Por April Joyner

(Reuters) - Os mercados acionários dos Estados Unidos avançaram nesta sexta-feira depois que o último relatório mensal de emprego indicou o fortalecimento da economia norte-americana e as tensões geopolíticas diminuíram.

O índice Dow Jones subiu 0,9 por cento, a 24.635 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 1,08 por cento, a 2.735 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,51 por cento, a 7.554 pontos.

As ações de tecnologia lideraram o rali, com ganhos em companhias como Apple, Microsoft e Alphabet içando o índice de tecnologia do S&P para um nível recorde.

Os dados do governo mostraram que, em maio, a economia norte-americana criou 223 mil vagas fora do setor agrícola, enquanto a renda média por hora subiu 0,3 por cento, ambos superando as estimativas dos economistas. A taxa de desemprego caiu para uma mínima de 18 anos, a 3,8 por cento. Dados sobre gastos com construção e produção industrial também indicaram a aceleração do crescimento econômico.

Os mercados tiveram um alívio quando a Itália instalou um governo de coalizão, eliminando o risco de repetir o voto dominado pelo debate sobre se o país deixaria o euro.

Também acalmaram as preocupações geopolíticas após o presidente Donald Trump anunciar a retomada dos planos para uma cúpula com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em 12 de junho.

"A economia de Trum continua trabalhando muito, muito bem", disse Stephen Massocca, vice-presidente sênior na Wedbush Securities em São Francisco. "São boas notícias para o mercado."

Na semana, o Dow Jones perdeu 0,48 por cento, o S&P subiu 0,48 por cento e o Nasdaq ganhou 1,62 por cento.

Na visão de alguns investidores, os dados econômicos robustos elevaram a probabilidade de o Federal Reserve elevar a taxa de juros do país quatro vezes neste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos