ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

FMI diz que negociações com Argentina estão "bem avançadas"

04/06/2018 11h21

BUENOS AIRES (Reuters) - As negociações entre a Argentina e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para um plano de financiamento estão "bem avançadas", disse o diretor para o Hemisfério Ocidental, Alejandro Werner, em comunicado divulgado nesta segunda-feira.

O governo argentino solicitou ajuda financeira ao FMI em 8 de maio, após a economia do país ter sido sacudida por sérias turbulências que levaram à queda do peso. O país pediu financiamento sob a forma de um acordo excepcional de reserva de acesso, que pode ser de pelo menos 19,7 bilhões de dólares ao longo do programa ou 6,75 bilhões de dólares por ano.

"Este será um plano conduzido pelas prioridades do governo argentino, com um foco particular em proteger os mais vulneráveis ​​e fortalecer a economia local à luz da recente turbulência do mercado financeiro", disse Werner.

Espera-se que as conversações durem várias semanas. O pedido ao FMI era politicamente arriscado para o presidente Mauricio Macri, uma vez que muitos argentinos culpam as medidas de austeridade impostas pelo FMI pelo agravamento da crise econômica de 2001-2002.

(Por Luc Cohen)

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia