ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Saudi Aramco reestrutura ativos não relacionados a petróleo para IPO

04/06/2018 10h32

Por Rania El Gamal e Katie Paul e Hadeel Al Sayegh

DHAHRAN, Arábia Saudita/DUBAI (Reuters) - A Saudi Aramco criou uma subsidiária para abrigar seu fundo de pensão de bilhões de dólares e poderá desmembrar sua divisão de aviação, disseram fontes, à medida que a companhia busca reestruturar alguns ativos não relacionados a petróleo e gás antes de sua prevista oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês).

A medida visa simplificar as operações da Aramco e tornar mais fácil a avaliação de seu valor, o que poderia ajudar a alcançar um preço mais alto por suas ações, disseram fontes financeiras e do setor à Reuters.

"Isso faz da Aramco uma empresa mais enxuta", disse uma fonte, familiarizada com os planos da Aramco.

A gigante petrolífera estatal preferiu não comentar o movimento do fundo de pensão ou os planos para sua divisão de aviação.

A listagem da Aramco, que deve acontecer no próximo ano, é a peça central do ambicioso plano Visão 2030 do governo saudita, que pretende diversificar a economia do reino para além do petróleo.

O príncipe herdeiro Mohammed disse que espera que o IPO avalie a Aramco em no mínimo 2 trilhões de dólares, o que significa que uma venda de 5 por cento poderia arrecadar 100 bilhões de dólares para ajudar a financiar projetos do Visão 2030. Analistas avaliaram a Aramco em entre 1 trilhão de dólares e 1,5 trilhão de dólares.

(Por Rania El Gamal, Katie Paul e Hadeel Al Sayegh)

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia