IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eletropaulo pode gerar caixa de R$2,7 bi para Enel em 2021, prevê empresa

Por Luciano Costa

05/06/2018 17h02

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo italiano Enel espera que a recém-anunciada aquisição da distribuidora de energia brasileira Eletropaulo adicione 2,7 bilhões de reais à geração de caixa de sua subsidiária latino-americana Enel Américas em 2021, segundo apresentação divulgada pela companhia.

O número representaria uma alta de mais de 150 por cento frente ao lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Eletropaulo em 2017, de cerca de 1,06 bilhão de reais.

As projeções da Enel incluem uma expectativa de entre 540 milhões e 720 milhões de reais em ganhos de eficiência, de 360 milhões de reais a 540 milhões com crescimento da base de ativos e investimentos em qualidade e cerca de 360 milhões com expansão no volume de energia distribuída.

A companhia vê ainda cerca de 180 milhões de reais em geração de caixa por meio de negócios ligados a tecnologia relacionados à subsidiária de inovação Enel X.

A Enel também prevê aumentar os investimentos da Eletropaulo para 300 milhões de dólares ao ano entre 2019 e 2021, uma alta de 36 por cento frente ao nível de aportes da companhia entre 2015 e 2017, que ficou em 220 milhões de dólares, disse o presidente da companhia para o Brasil, Carlo Zorzoli, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira.

As projeções vêm após a Enel fechar nesta semana a compra do controle da Eletropaulo por 5,55 bilhões de reais, tornando-se com isso a maior empresa do setor elétrico do Brasil em faturamento.

A Enel Américas controla os negócios da empresa na região.

Olho no futuro

A Enel está de olho nas oportunidades futuras de ganhos que surgirão conforme a tecnologia de carros elétricos avançar no Brasil e com um esperado crescimento do mercado livre de eletricidade, no qual grandes clientes podem negociar a compra de energia diretamente com fornecedores.

O governo brasileiro tem prometido realizar uma reforma no setor elétrico que abriria gradualmente o mercado livre para novos clientes, inclusive os residenciais, o que é previsto para o final da próxima década.

Nesse sentido, a Eletropaulo é vista como estratégica devido ao elevado poder de compra dos clientes e à concentração de indústrias e empresas em sua região de atuação.

"Em São Paulo, vemos essa área além da concessão de distribuição. É uma oportunidade para o desenvolvimento comercial fora do mercado regulado... é uma plataforma para desenvolver nosso negócio", disse Zorzoli.

"Queremos depois oferecer aos clientes livres ou que serão livres nos próximos anos a chance de comprar energia no mercado livre junto à Enel", adicionou.

A Enel opera distribuidoras no Rio de Janeiro, no Ceará e em Goiás, além de possuir ativos de transmissão e geração, com destaque para fontes renováveis.

Próximos passos

A Enel já ficou com cerca de 73 por cento da Eletropaulo após um leilão na segunda-feira em que a companhia apresentou sua proposta aos acionistas da distribuidora.

Agora, os acionistas da Eletropaulo que ainda não venderam seus papéis terão até 4 de julho para decidir se querem negociá-los com a Enel pelo mesmo preço do leilão.

A oferta dos italianos prevê ainda o compromisso de realizar um aumento de capital de pelo menos 1,5 bilhão de reais na distribuidora de energia paulista.

Os recursos para a aquisição foram obtidos pela unidade brasileira da Enel por meio de um financiamento bancário de curto prazo organizado e garantido por sua controladora, a Enel Américas, no Chile.

Segundo Zorzoli, a companhia está pronta para comprar até a totalidade da Eletropaulo se necessário, e o financiamento será feito em reais, para que a empresa não assuma risco cambial.

Analistas da Brasil Plural disseram em nota que a proposta da Enel representa uma relação de 2,7 vezes entre o valor da Eletropaulo e sua base de ativos, a mais elevada já paga por um ativo de distribuição de energia no Brasil desde 2016, quando a corretora começou a cobrir o setor.

Apesar do elevado valor, Zorzoli disse que avalia que a transação envolveu um "preço justo" e dentro dos níveis previstos pela Enel.

"A companhia tem capacidade financeira para fazer essa aquisição sem problema nenhum, mas também tem a capacidade de seguir investindo, e não só no Brasil... pode parecer um preço elevado, mas não compramos a companhia para ela ser como está hoje", apontou.

Ele disse que a Enel espera agregar conhecimento e tecnologia às operações da Eletropaulo, além de sinergias com suas operações globais de distribuição --o que deve permitir a compra de equipamentos a preços mais baixos, por exemplo.