Bolsas

Câmbio

BCE vai debater encerramento de compra de títulos na próxima semana, diz Praet

Por Michelle Martin

BERLIM (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) vai debater na próxima semana se as compras de títulos devem ser encerradas ainda este ano, disse nesta quarta-feira o economista-chefe do banco, Peter Praet, em uma mensagem "hawkish" considerada como alerta para os investidores se prepararem para outro corte nos estímulos.

Tendo recuperado o crescimento com um esquema sem precedentes de compra de títulos de 2,55 trilhões de euros, os membros do BCE devem decidir quando encerrar as compras, uma vez que a ameaça de deflação já passou e o bloco registra seu melhor crescimento em uma década.

Embora as autoridades monetárias estejam de acordo que as compras devem terminar neste ano, o presidente do BCE, Mario Draghi, tem evitado qualquer discussão formal sobre o encerramento do programa, buscando mais evidências de que a inflação está em recuperação sustentada.

Mas as declarações de Praet, um aliado próximo de Draghi, sugerem que o BCE está satisfeito com o aumento da inflação, aumentando a probabilidade de que uma decisão seja tomada logo.

"Na próxima semana, o Conselho do BCE terá que avaliar se o progresso até agora tem sido suficiente para justificar um encerramento gradual de nossas compras líquidas", disse Praet em suas últimas declarações antes da próxima reunião do BCE, em 14 de junho.

Alguns analistas consideraram as declarações como uma sugestão de que uma decisão será tomada na reunião de 14 de junho, mas outros viram como a largada de um debate que deve culminar em uma decisão em julho.

O rendimento dos títulos da zona do euro subiu e a moeda única atingiu a máxima de 10 dias em relação ao dólar com os comentários de Praet, considerado como um dos membros mais "dovish" do BCE.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos