Bolsas

Câmbio

Privatização da Eletrobras trava na Câmara por falta de apoio, diz relator

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - Um projeto de lei sobre a privatização da Eletrobras que tramita no Congresso tem sofrido resistência e não há acordo para incluir o assunto na pauta da Câmara dos Deputados neste momento, disse à Reuters nesta quarta-feira o relator do texto, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA).

"O projeto está em 'stand by'... Está em 'pause'. Estamos trabalhando, mas não tenho ainda uma luz no fim do túnel", afirmou.

A matéria, que define uma modelagem para a desestatização, está em análise em uma comissão especial, onde encontra resistência, e mesmo a alternativa de levar o texto para votação no Plenário da Câmara não tem se mostrado viável no momento, segundo Aleluia.

"O presidente da comissão não convocou reunião para esta semana e não deve convocar para a próxima... E o problema nem é na comissão, é no Plenário... É difícil", disse o parlamentar.

Questionado sobre o motivo das resistências em votar a matéria, o deputado citou "ações corporativistas", sem detalhar.

Ele disse que continuará trabalhando para levar o projeto adiante, mas admitiu que não tem encontrado apoio de lideranças do governo para avançar.

Segundo Aleluia, é mais viável neste momento a aprovação de um outro projeto, enviado ao Congresso na semana passada, que trata apenas de mecanismos para permitir a privatização de seis distribuidoras de energia da Eletrobras que atuam no Norte e Nordeste.

"Acho que esse projeto é simples, e dentro de um acordo, o progresso pode, sim, ser mais rápido", afirmou.

Ele afirmou que a tramitação desse projeto, visto como urgente pelo governo, deve ser analisada em uma reunião de líderes no Congresso, possivelmente ainda nesta quarta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos