ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Schlumberger e Halliburton preparam ofertas para acordo com Petrobras em campo maduro

06/06/2018 13h44

Por Alexandra Alper e Liz Hampton

RIO DE JANEIRO/HOUSTON (Reuters) - A Schlumberger e a Halliburton estão preparando propostas para participar da produção de petróleo em campo terrestre da Petrobras, disseram duas fontes com conhecimento do assunto, uma novidade para empresas de serviços de petróleo no país. A Baker Hughes, da General Eletric, também está estudando fazer uma oferta para a licitação, disse outra fonte sobre o processo lançado pela Petrobras em maio. Um possível acordo representaria uma maneira inovadora de a petroleira estatal, repleta de dívidas, impulsionar a produção do campo maduro sem perder o controle ou arriscar capital, associando-se com alguma das maiores prestadoras de serviço do mundo no setor de petróleo. A licitação foi endereçada para as três maiores empresas de serviços de petróleo do mundo, disseram as três fontes.As empresas competiriam prometendo impulsionar a produção no campo Canto do Amaro, na Bacia Potiguar, e oferecendo uma maior participação de produção à Petrobras, segundo as fontes.

A vencedora, acrescentaram as fontes, terá direito a uma participação na produção do campo.

Canto do Amaro está entre os maiores campos de produção terrestre do país e entrou em operação no ano de 1986.

Sob o contrato de 15 anos, o vencedor forneceria capital para perfurar novos poços na área localizada no Estado do Rio Grande do Norte, no norte do Brasil, disseram duas fontes. As propostas estão previstas para serem entregues neste mês, mas pelo menos uma das empresas solicitou uma extensão, disse uma pessoa.

Porta-vozes da Baker Hughes, Schlumberger, Halliburton e Petrobras se recusaram a comentar.

Os acordos de produção compartilhada são geralmente feitos por produtores de petróleo e não por empresas de serviços petrolíferos.

Mais Economia