Bolsas

Câmbio

Índices acionários europeus recuam pressionados por dados fracos e temores com comércio

Por Danilo Masoni e Julien Ponthus

MILÃO (Reuters) - Os mercados acionários europeus recuaram nesta sexta-feira, com preocupações sobre o comércio global e a desaceleração econômica na região pesando sobre a confiança do investidor antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE) na próxima semana, que pode sinalizar planos para reduzir seu estímulo monetário.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,24 por cento, a 1.506 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,21 por cento, a 385 pontos.

O índice alemão DAX caiu 0,35 por cento depois que dados ampliaram os sinais de que a maior economia da Europa começou o segundo trimestre com fraqueza.

"Parece que a desaceleração na Europa é algo mais sério do que se pensava", disse Giuseppe Sersale, gerente de portfólio da Anthilia.

Ele disse que a perspectiva para as ações europeias não é particularmente clara, devido ao enfraquecimento da economia e à possibilidade de o BCE discutir se deve ou não encerrar gradualmente suas compras de títulos.

O índice italiano caiu 1,9 por cento uma vez que o nervosismo acerca dos planos de gastos do novo governo adicionaram nova pressão sobre os títulos da Itália. Os bancos italianos, que têm grande exposição à dívida soberana, perderam 2 por cento.

"A turbulência na Itália é um problema, mas o BCE parece estar ignorando isso e querendo avançar com a normalização das políticas ... É um pouco arriscado", disse Sersale.

O Deutsche Bank também recuou 0,7 por cento e o Commerzbank teve queda de 1,6 por cento. O credor alemão minimizou a ideia de que um acordo com o rival Commerzbank poderia se concretizar em breve, depois que a Bloomberg informou que os principais acionistas haviam sido consultados sobre uma potencial união.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,30 por cento, a 7.681 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,35 por cento, a 12.766 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,03 por cento, a 5.450 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,89 por cento, a 21.355 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,84 por cento, a 9.746 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,16 por cento, a 5.615 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos