Bolsas

Câmbio

Jungmann defende Temer e diz que presidente é "vítima de muitas injustiças"

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Segurança Pública defendeu nesta segunda-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer, que seria um injustiçado.

"O senhor tem sido vítima de muitas injustiças, mas tem a serenidade de se manter absolutamente fiel aos ditames da Constituição e da estrita legalidade", afirmou, em cerimônia da sanção da lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

"Um democrata, que tem dado o exemplo de como enfrentar e superar crises. Os brasileiros lhe serão gratos", acrescentou o ministro.

Mais tarde, em entrevista, Jungmann afirmou que se referia aos vazamentos constantes de informações dos inquéritos que investigam o presidente.

"A injustiça vem do que eu chamo dos vazamentos que são diários, que não têm uma contrapartida em termos de verdade, que representam um assassinato civil e político do presidente", disse.

"Preciso dizer que isso vem acontecendo com muitas outras pessoas. O fato de que essas pessoas são submetidas a uma campanha de vazamento, que é responsabilidade das instituições que isso não venha a acontecer, é uma injustiça."

Jungmann lembrou que mandou abrir inquérito interno na Polícia Federal para apurar os vazamentos que saíam da instituição, mas diz que não está acompanhando a apuração e nem é esse seu papel. "Tomarei conhecimento dos resultados", afirmou.

Temer é investigado no chamado inquérito dos portos pela edição de um decreto relativo ao setor portuário. Além disso, o presidente também é alvo de uma investigação que envolve doações de recursos da Odebrecht ao MDB, seu partido. O presidente nega ter cometido qualquer ilegalidade.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos