Dell se prepara para reabrir capital sem IPO
(Reuters) - A Dell Technologies disse nesta segunda-feira que pagará 21,7 bilhões de dólares em recompra de ações ligadas a sua participação na empresa de software VMware, abrindo o caminho da fabricante de computadores de volta para o mercado público sem uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês).
A Dell informou que o negócio em dinheiro e ações valorizará seu patrimônio entre 61,1 bilhões e 70,1 bilhões de dólares, mais que o dobro dos 24,9 bilhões de dólares que o fundador e presidente-executivo, Michael Dell, e a empresa Silver Lake pagaram para tornar a empresa privada em 2013.
A transação permitirá que a Dell contorne o processo tradicional de IPO, o que provavelmente envolveria o questionamento dos investidores do mercado de ações em relação à sua dívida de 52,7 bilhões de dólares.
Isso também significa que a Dell não terá que levantar nenhum capital novo, porque pagará pelo acordo com a emissão de novas ações e com um dividendo de 9 bilhões de dólares que receberá da VMware.
Voltar ao mercado dá a Michael Dell e Silver Lake a opção de eventualmente vender suas participações, mesmo que tenham afirmado nesta segunda-feira que não tinham planos de fazê-lo. Após o acordo, Dell terá de 47 a 54 por cento da empresa combinada, enquanto Lake terá entre 16 e 18 por cento.
A VMware é especializada em virtualização, uma tecnologia que permite que vários sistemas e aplicativos sejam executados ao mesmo tempo no mesmo servidor, o que pode reduzir os custos de informática das empresas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.