IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Polícia do Rio faz apreensão de quase 50 granadas em comunidade

04/07/2018 19h45

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Quase 50 granadas foram encontradas em uma comunidade do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, em uma apreensão que está sendo considerada pela polícia civil a maior gênero já feita dentro de uma comunidade.

Os 48 artefatos explosivos, além de fuzis, drogas e quase 2 mil munições (a maioria para fuzis), foram descobertos durante uma operação na favela de Vigário Geral, na zona norte da cidade.

“Essa pode ser considerada a maior apreensão de granada em comunidade; já houve apreensões de minas terrestres em 2004 em uma comunidade e apreensão de granadas em estradas. Mas essa é a maior para granadas em uma comunidade”, disse à Reuters o delegado Delmir Gouvea.

A origem do material apreendido e como ele foi levado para o Rio de Janeiro está sendo investigado pela polícia. O suposto líder do tráfico de drogas em três favelas na região, conhecido como Peixão, está sendo procurado pela polícia. A quadrilha liderada por ele estaria também atuando no roubo de cargas no Estado.

As granadas estavam escondidas em uma laje que era utilizada como paiol do tráfico de drogas. O poderio dos criminosos surpreendeu os policiais que participaram da apreensão.

“Eles usam esse poderio em disputa de território, mas especialmente para atacar a polícia em operações policiais, contra os agentes e os veículos blindados”, afirmou Gouvea.

“Muitas vidas foram poupadas com essa apreensão. O tráfico está bem armado no Rio, e a gente não esperava apreender um quantitativo como esse, ainda mais se tratando de uma arma de guerra”, acrescentou o delegado.

Em recente entrevista à Reuters, o interventor na área de segurança do Rio de Janeiro, general Walter Braga Netto, afirmou que a ação dos militares vem reduzindo de forma consistente os índices de criminalidade no Estado e prometeu entregar ao fim do ano um Estado mais seguro do que assumiu no começo deste ano.

(Por Rodrigo Viga Gaier)