Bolsas na Ásia sobem com alívio sobre mercado de trabalho dos EUA
Por Wayne Cole
SYDNEY (Reuters) - As bolsas na Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, com dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos divulgados na sexta-feira alimentando apetite a risco, uma vez que mostraram salários controlados e mais pessoas procurando emprego.
O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, subia 1,28 por cento às 7h30 (horário de Brasília).
A economia dos EUA abriu 213 mil postos trabalho fora do setor agrícola no mês passado, informou o Departamento do Trabalho, superando as expectativas de 195 mil vagas, enquanto a taxa de desemprego subiu da mínima de 18 anos para 4 por cento e os ganhos médios por hora avançaram 0,2 por cento.
"A combinação de emprego crescente e aumento da participação da força de trabalho sugere condições saudáveis, mas não restritivas do mercado de trabalho em junho, o que permitirá ao Fed continuar elevando as taxas em um ritmo gradual", disse Kevin Cummins, economista sênior do RBS.
"Embora as tensões comerciais sejam motivo de preocupação com o futuro, dados que chegam mostram uma economia norte- americana crescendo, um mercado de trabalho saudável e uma recuperação na Europa e no Japão", disse Michael Gapen, economista do Barclays.
"Por enquanto, as políticas gerais e as condições financeiras ainda sustentam o crescimento e o investimento", acrescentou. "Um abrandamento mais acentuado do que o esperado da China face a uma crise interna do crédito e às tensões do comércio externo poderá ser o principal risco para o crescimento global."
Na China, o regulador do mercado de capitais disse no domingo que planeja aliviar restrições para o investimento estrangeiro em ações listadas nas bolsas em Xangai ou Shenzhen para atrair mais capital externo e ajudar a economia.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,21 por cento, a 22.052 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,32 por cento, a 28.688 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 2,49 por cento, a 2.815 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 2,8 por cento, a 3.459 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,57 por cento, a 2.285 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou acréscimo de 1,05 por cento, a 10.720 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,16 por cento, a 3.228 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,22 por cento, a 6.286 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.