IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Liquidação de operações do mercado de energia arrecada R$1,6 bi em maio, diz CCEE

11/07/2018 14h58

SÃO PAULO (Reuters) - A liquidação financeira de operações no mercado de curto prazo de eletricidade referente a maio arrecadou 1,62 bilhão de reais, de um total de 9,17 bilhões de reais contabilizados e cobrados junto às empresas do setor, disse nesta quarta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Dos cerca de 7,55 bilhões de reais em aberto na liquidação, que promove pagamentos e recebimentos entre as empresas do mercado de energia, cerca de 6,43 bilhões não foram quitados devido a liminares judiciais que impedem a cobrança.

Nessas ações judiciais, uma série de elétricas conseguiu proteção contra custos com o chamado "risco hidrológico" na operação de usinas --quando hidrelétricas precisam comprar energia no mercado para cumprir seus contratos devido a uma menor produção por fatores como o baixo nível dos reservatórios.

A CCEE disse que, fora os valores relacionados às liminares, cerca de 1,12 bilhão de reais ficaram em aberto na liquidação por outros motivos.

A ausência de pagamentos nas liquidações da CCEE tem prejudicado empresas que geralmente têm créditos a receber nessas operações.

Segundo a CCEE, um grupo de empresas que obteve liminares para não ter descontos em seus créditos devido à inadimplência recebeu créditos referentes a 55 por cento do que teriam direito.

Um outro grupo de agentes com liminares recebeu 11 por cento dos créditos, enquanto agentes que não estão protegidos por nenhuma ação judicial não receberam seus pagamentos devido à falta de recursos, segundo a CCEE.

(Por Luciano Costa)