IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Iraquianos protestam em campos de petróleo por empregos e serviços básicos

12/07/2018 12h33

Por Aref Mohammed

BASRA, Iraque (Reuters) - A polícia iraquiana disparou no ar para dispersar manifestantes exigindo empregos e melhores serviços públicos em uma das três manifestações ocorridas próximas aos principais campos de petróleo no centro de Basra, no sul do país, disseram fontes policiais.

Dois manifestantes ficaram feridos, disseram fontes da polícia e do hospital, sem dar detalhes depois do incidente perto da entrada do gigantesco campo de petróleo de West Qurna 2, administrado pela Lukoil.

Funcionários locais disseram que cerca de 10 manifestantes conseguiram entrar brevemente em uma instalação de petróleo antes que a polícia os pressionassem de volta. Uma multidão enfurecida ateou fogo a uma caravana usada pela polícia, disseram dois policiais no local.

A agitação não afetou a produção em West Qurna 2 ou nos outros dois campos, West Qurna 1 e Rumaila, disseram dois oficiais.

O Ministério do Petróleo do Iraque emitiu posteriormente um comunicado dizendo que a produção em West Qurna 2 prosseguia normalmente e que as forças de segurança estavam no controle da situação perto dos campos de petróleo.

As exportações de petróleo de Basra são responsáveis ​​por mais de 95 por cento das receitas do país membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Quaisquer possíveis interrupções na produção podem afetar severamente o Iraque.

(Reportagem de Aref Mohammed; Reportagem adicional de Ahmed Rasheed)