IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lira se recupera de mínima recorde e iuan é pressionado por tensões comerciais

12/07/2018 10h01

Por Claire Milhench

LONDRES (Reuters) - A lira turca bateu uma mínima recorde nesta quinta-feira, depois que comentários do presidente, Tayyip Erdogan, sobre a taxa de juros confundiram os investidores, antes de se recuperar, enquanto o iuan chinês caía, em meio ao acirramento das disputas comerciais com os Estados Unidos.

Os comentários de Erdogan a um jornal de que ele vê as taxas de juros caírem no período à frente provocaram uma nova onda de vendas de investidores já preocupados com a incapacidade do banco central de controlar a inflação de dois dígitos em uma economia superaquecida.

A lira perdeu força para uma mínima recorde de 4,9767 contra o dólar durante a noite no pregão asiático, antes de se recuperar e ser negociada 1,7 por cento mais firme.

Mas os mercados de ações turcos <.XU100> despencavam 1,8 por cento para seu nível mais baixo desde abril de 2017. Os swaps de crédito de cinco anos da Turquia subiam para uma máxima de quase um mês em 337 pontos-base e os títulos cotados em dólar tinham novas vendas generalizadas, perdendo cerca de 0,7 centavos de dólar.

O índice de ações emergente do MSCI <.MSCIEF> subia 0,1 por cento, após fortes perdas na sessão anterior, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 10 por cento sobre o valor de 200 bilhões de dólares em produtos chineses.

Os mercados de ações da China continental <.CSI300> <.SSEC> saltaram mais de 2 por cento, depois de recuar 1,7 por cento na quarta-feira. Mas o iuan caía para 6,7 por dólar, após a fixação mais baixa do banco central em quase um ano, e o maior enfraquecimento percentual diário do ponto médio desde 9 de janeiro de 2017.