IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China abrirá mercado de energia para geradores hidrelétricos e nucleares

18/07/2018 10h54

PEQUIM (Reuters) - A China vai abrir um mercado de comercialização de energia elétrica para geradores hidrelétricos e nucleares, além de acelerar o processo para que usinas a carvão se juntem ao mercado, disse o órgão de planejamento estatal em comunicado nesta quarta-feira.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) também exigiu que autoridades locais e empresas de distribuição removam barreiras para negociações de energia entre diferentes regiões e encorajou todos tipos de geradores que possam atender à demanda dos consumidores e às exigências quanto a emissões a participar do mercado de comercialização, incluindo usinas de geração em unidades industriais.

A China também pretende remover restrições para empresas de carvão, aço, não-ferrosos e materiais de construção a partir deste ano, permitindo a elas negociar livremente sua geração e consumo no mercado de energia.

"Preços fixos não serão empurrados sobre os consumidores de energia nos principais setores... os consumidores serão incentivados a negociar os preços da energia e assinar contratos de suprimento de longo prazo junto a geradores de energia", disse a NDRC em comunicado.

A comissão também pediu a autoridades locais que reduzam a intervenção nas negociações de energia, como parte de esforços de longa data do país para liberalizar o mercado de energia elétrica local.

Indústrias de alto valor agregado, como as de tecnologia, internet e big data, também serão encorajadas a se juntar ao mercado de energia sem limites de tensão e consumo, de acordo com o comunicado.