IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

UE prepara nova lista de retaliações comerciais antes de visita a Trump

19/07/2018 10h47

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - A comissária de Comércio da União Europeia disse na quinta-feira que espera que uma missão da UE a Washington alivie as disputas comerciais transatlânticas, mas que o bloco está preparando uma lista de importações norte-americanas para serem sobretaxadas caso os Estados Unidos imponham tarifas sobre automóveis europeus.

A comissária de Comércio, Cecilia Malmstrom , viajará a Washington em 25 de julho com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, com o objetivo de manter conversas centradas no comércio com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os Estados Unidos impuseram tarifas sobre o aço e o alumínio da UE em 1º de junho e Trump está ameaçando estender tais tarifas aos carros e autopeças do bloco.

Malmstrom disse que o setor automotivo dos EUA é saudável e que ninguém envolvido no setor pediu tarifas.

"Estamos preparando junto com nossos Estados membros uma lista de medidas de reequilíbrio também. E isso nós deixamos claro para nossos parceiros americanos", disse Malmstrom em uma conferência organizada pelo German Marshall Fund dos Estados Unidos em Bruxelas.

A UE já impôs suas próprias tarifas de importação sobre 2,8 bilhões de euros em produtos norte-americanos, que variam de bourbon a motocicletas.

As medidas correspondentes para a tarifas sobre os carros seriam muito mais altas.