IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

GE tem resultado melhor que o esperado, mas ações caem com redução de meta financeira

20/07/2018 13h31

Por Alwyn Scott

(Reuters) - A General Electric divulgou nesta sexta-feira uma queda menor do que a esperada no lucro trimestral, mas cortou uma importante meta financeira, gerando dúvidas sobre as perspectivas do conglomerado para o ano, o que causava forte queda nas ações do grupo.

O conglomerado industrial fundado há 126 anos, cujas unidades de energia e serviços financeiros estão em dificuldades, disse que espera gerar talvez 1 bilhão de dólares a menos de fluxo de caixa livre do que o esperado neste ano.

A previsão lança dúvidas sobre a meta de lucro ajustado para o ano inteiro da GE de 1,00 a 1,07 dólar por ação. Embora a GE tenha confirmado essa meta sexta-feira, muitos analistas a consideraram irreal e cortaram suas estimativas após os fracos resultados do primeiro trimestre.

"Estamos recebendo perguntas sobre como a empresa pode manter a orientação de lucro por ação enquanto corta a previsão de fluxo de caixa livre", escreveu Stephen Tusa, analista do JPMorgan.

A GE cortou a meta de fluxo de caixa livre industrial para 6 bilhões de dólares, ante uma previsão na faixa entre 6 bilhões e 7 bilhões de dólares.

O lucro trimestral ajustado, que exclui certos custos previdenciários e reestruturação, caiu 10 por cento para 0,19 dólar por ação, superando as expectativas dos analistas de 0,17 dólar por papel, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

A GE disse que a fraqueza nas áreas de energia e energia renovável foi compensada por ganhos em suas unidades de aviação e saúde.

"Eles não estragaram tudo", disse Nick Heymann, analista da William Blair, que observou que os ganhos foram limitados. "Esse foi um trimestre impulsionado inteiramente pela aviação e pela saúde."

Às 13:30, as ações da companhia recuavam cerca de 5 por cento na bolsa de Nova York, revertendo ganhos de 1 por cento mais cedo.

O lucro da GE ficou acima das expectativas em parte porque a empresa reduziu os custos gerais mais do que os analistas esperavam e as perdas na GE Capital foram menores do que o esperado, disse Deane Dray, analista da RBC Capital Markets.

(Por Alwyn Scott)