IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente de BC japonês faz apelo contra tarifas comerciais, diz que câmbio estável é desejável

21/07/2018 13h57

Por Scott Squires

BUENOS AIRES (Reuters) - O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, fez um pedido neste sábado para que líderes das maiores economias do mundo recuem de uma guerra de tarifas comerciais e disse que mercados cambiais estáveis beneficiariam a todos.

Kuroda falou na chegada a uma reunião dos líderes financeiros do G20, em resposta a questões sobre os comentários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que a Europa e a China estavam manipulando suas moedas para favorecer suas economias.

“É muito desejável que as moedas se movimentem de forma estável, refletindo fundamentos econômicos,” disse o presidente do Banco do Japão. "Isto é algo que já alcançamos acordo no G7 e no G20."

Kuroda também espera que o debate no G20 aplaque o aumento das tarifas de retaliação entre Estados Unidos e China.

“O protecionismo comercial não representa méritos para ninguém. Eu acho que uma contenção eventualmente vai acontecer”, ele disse.

Trump quebrou o precedente de seu papel presidencial nos últimos dias com comentários criticando a força do dólar e as políticas monetárias do Federal Reserve e bancos centrais da China e da Europa.

Ele tuítou na sexta-feira que os aumentos de juros pelo Fed estavam retirando a “vantagem competitiva” dos Estados Unidos nas exportações.

Os comentários de Trump geraram preocupações de que as moedas se tornarão o novo campo de batalha da guerra comercial que está em ebulição.

Mas, ao chegar em Buenos Aires, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse a repórteres que Trump não estava tentando intervir nos mercados de moedas.