IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Deutsche transfere parte da compensação em euro de Londres para Frankfurt

30/07/2018 15h26

Por Tom Sims e Huw Jones

FRANKFURT/LONDRES (Reuters) - O Deutsche Bank começou fazer a liquidação de grande parte das novas transações com derivativos denominados em euro em Frankfurt, em vez de Londres, confirmou um porta-voz nesta segunda-feira, com a disputa por serviços financeiros ganhando novos contornos com a proximidade do Brexit.

A mudança adotada pelo maior banco da Alemanha vai ajudar nos esforços da Deutsche Boerse para atrair grande parte do mercado de compensação em euro de Londres, após a saída do Reino Unido da União Europeia.

A compensação garante que uma transação seja concluída, mesmo que um dos lados do negócio falhe.

A preocupação da City of London, coração financeiro londrino, é que a transferência de parte das compensações para outras praças leve à mudança de outras atividades, como trading e empregos, corroendo o maior setor econômico do Reino Unido.

A divisão LCH da London Stock Exchange há muito tempo domina a compensação de derivativos denominados em euros, como swaps de juros usados ​​por empresas para se protegerem contra movimentos inesperados nos custos dos empréstimos.

A LSE não comentou de imediato.

A mudança é em grande parte simbólica e amplamente esperada, dado que a base do Deutsche Bank está em Frankfurt, onde o banco também está transferindo outras atividades devido ao Brexit.

O porta-voz do Deutsche Bank disse que nenhum emprego está sendo transferido e que o banco está efetivamente pressionando um botão diferente para encaminhar a compensação para a Eurex, a divisão de compensação da Deutsche Boerse.

Bancos internacionais com bases europeias em Londres já estão abrindo polos na UE para evitar que o Brexit atrapalhe seus negócios.

O Banco Central Europeu, em Frankfurt, disse à Reuters na semana passada que estar conectado à infraestrutura de mercado local, como compensação, é uma exigência para uma licença da zona do euro.

O BCE recusou-se a comentar na segunda-feira a mudança do Deutsche Bank na compensação do euro.

(Tom Sims e Huw Jones)