IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aécio desiste de tentar reeleição ao Senado e disputará vaga na Câmara

02/08/2018 18h23

SÃO PAULO (Reuters) - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) anunciou nesta quinta-feira que não tentará se reeleger para uma cadeira no Senado na eleição de outubro deste ano e disputará uma vaga na Câmara dos Deputados, segundo ele, para "ampliar o campo de apoio à candidatura" do também senador tucano Antonio Anastasia ao governo de Minas Gerais.

"Com o objetivo de ampliar o campo de apoio à candidatura que melhor atende ao projeto de reconstrução de Minas, a do senador Antonio Anastasia, informei a ele, hoje, minha decisão pessoal de não disputar, este ano, a eleição para o Senado, colocando meu nome como pré-candidato à Câmara dos Deputados, Casa que já presidi e onde, como líder partidário, à época do governo Fernando Henrique, ajudei a implementar algumas das principais reformas feitas no Brasil contemporâneo", afirmou o tucano em nota.

"A gravidade da situação do nosso Estado exigirá uma bancada forte e unida na defesa dos interesses de Minas no Congresso e junto ao Governo Federal", acrescentou.

Aécio, que foi derrotado na eleição presidencial de 2014 pela petista Dilma Rousseff, quando conquistou pouco mais de 51 milhões de votos no segundo turno do pleito, foi atingido em cheio por escândalos de corrupção, principalmente depois de ter sido gravado pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, combinando com ele a entrega de 2 milhões de reais.

O tucano nega qualquer irregularidade, afirma que os recursos acertados com Joesley eram um empréstimo para que ele pudesse pagar advogados que o defenderiam de outras acusações. Aécio diz ter sido alvo de uma armação montada pelo empresário.

À época da divulgação da gravação, a irmã do senador, Andrea Neves, e o primo dele, Frederico Pacheco, chegaram a ser presos. Andrea teria participado do acerto dos recursos e Frederico foi gravado em ação controlada da Polícia Federal recebendo o dinheiro de um emissário de Joesley.

"Todos conhecem os ataques violentos e covardes de que tenho sido alvo. Diariamente as falsas versões engolem os fatos. Mas apesar de todas as injustiças, estou seguro de que, ao final, a verdade prevalecerá e com ela restará provada a correção de todos os meus atos", disse Aécio na nota desta quinta.

(Por Eduardo Simões)