Dólar pesa e lucro da Multiplus cai 41% no 2º trimestre
SÃO PAULO (Reuters) - A administradora de programas de fidelidade Multiplus viu seu lucro do segundo trimestre cair fortemente, refletindo o recuo com as receitas, diante da escalada do dólar no período.
A companhia, da unidade brasileira do grupo Latam, maior empresa aérea da América Latina, anunciou nesta segunda-feira que teve lucro líquido de 73,8 milhões de reais, recuo de 41,4 por cento ante mesma etapa de 2017.
Embora o número de participantes dos programas da Multiplus tenha crescido 17,8 por cento no período, a receita líquida teve contração de 37,2 por cento, para 123,3 milhões de reais, diante do declínio de 11,4 por cento no total de pontos emitidos.
Segundo o presidente-executivo da Multiplus, Roberto Medeiros, o declínio do faturamento teve efeito direto do câmbio, período em que o dólar subiu 17,5 por cento ante o real.
Mais da metade dos pontos acumulados pelos participantes dos programas da Multiplus são usados para comprar passagens internacionais. Como a maior parte dos pontos foi acumulada com um dólar mais barato e o resgate aconteceu com a moeda norte-americana em patamar bem acima, na prática isso resulta em pressão sobre as margens da Multiplus.
"Se o dólar permanecer em patamares elevados, vamos ter que tomar algumas medidas para aumentar nossas receitas", disse Medeiros à Reuters. Isso pode significar que a Multiplus poderia cobrar mais pelos seus pontos.
A piora nas receitas no segundo trimestre veio mesmo com iniciativas da empresa tanto para acúmulo quanto para resgates de pontos. Neste ano, a Multiplus passou a aceitar pontos para compra de passagens diretas para Roma, Boston e Lisboa.
Na outra ponta, a empresa reduziu o volume mínimo de pontos acumulados em cartões de crédito de Caixa Econômica, Itaú Unibanco e Credicard, de até 20 mil para 5 mil pontos.
Na semana passada, a Smiles, principal rival da Multiplus, reportou queda de 20,7 por cento no lucro do segundo trimestre, também refletindo recuo nas receitas e o aumento das despesas operacionais.
Um ponto positivo do resultado trimestral da Multiplus foi o aumento ano a ano de 1,2 por cento na receita financeira, para 39,4 milhões de reais. Na base sequencial, o aumento foi de 56,3 por cento.
(Por Aluísio Alves)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.