Topo

Energisa vê distribuidoras da Eletrobras como desafio menor que compra do Grupo Rede

31/08/2018 13h58

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A aquisição das distribuidoras da Eletrobras que operam no Acre e em Rondônia será um desafio menor para a Energisa do que uma operação anterior envolvendo a compra de ativos do Grupo Rede, concluída em 2014, disseram executivos da elétrica em teleconferência sobre o negócio nesta sexta-feira.

Eles projetaram que a transação levará a alavancagem do grupo, medida pela relação entre dívida líquida e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), para 3,5 vezes, versus 3 vezes anteriormente, nível considerado "moderado" pela companhia.

Apesar de a Eletrobras ter vendido as distribuidoras por um preço simbólico de cerca de 50 mil reais, a Energisa atribuiu valor de quase 2,9 bilhões de reais às aquisições, uma vez que assumirá 1,22 bilhão em dívida líquida das empresas, além de 679 milhões em contingências e 961 milhões em contas em atraso.

O diretor-financeiro da Energisa, Mauricio Botelho, disse que os elevados passivos não são uma preocupação e que a companhia tem recursos em caixa para cumprir com uma obrigação prevista no leilão, que envolve um aporte de 238,8 milhões de reais na Eletroacre e um de 253,8 milhões na Ceron.

"Acho que a principal mensagem aqui é que... já enfrentamos situação similar no caso do Grupo Rede, então isso não é uma coisa que assuste", apontou.

A Energisa terá uma alta de 13 por cento na receita com as novas distribuidoras, se considerados dados de 2017 --de 12,2 bilhões de reais para 13,9 bilhões. As empresas também levarão a base de clientes do grupo de 6,7 milhões de unidades para 7,6 milhões.

A elétrica trabalhará em um primeiro momento para reduzir perdas de energia das empresas e melhorar a qualidade de suas operações, com o objetivo de atingir as metas definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para esses indicadores.

A companhia espera repetir a estratégia que adotou após comprar distribuidoras em dificuldade do Grupo Rede, que estava em recuperação judicial, uma operação que na época mais do que dobrou o faturamento da Energisa e adicionou a seu portfólio empresas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

"No Grupo Rede, em quatro anos nós colocamos todas as companhias nos níveis de qualidade e também nos níveis de perdas (exigidos pela Aneel), então é um caso razoável, que a gente entende aqui que consegue atingir, tanto no Acre quanto em Rondônia", afirmou Botelho.

Ele disse ainda que haverá um levantamento da base de ativos das companhias para a entrada com pedido de revisão tarifária extraordinária já em 2019, o que é permitido pelas regras definidas na licitação das elétricas.

PROJETO AJUDA

Os executivos da Energisa disseram que as propostas da empresa no leilão pelas distribuidoras da Eletrobras não levaram em conta a possibilidade de aprovação no Senado de um projeto de lei do governo que visava tornar as empresas mais atrativas para investidores.

O projeto era importante principalmente para a distribuidora da estatal no Amazonas, mas uma eventual aprovação pode gerar benefícios também para as operações do Acre e Rondônia.

"Se for aprovado, tem 'upsides', sim. Estamos acompanhando... mas não consideramos isso em termos de nossas propostas", disse Botelho após pergunta de um analista.

A Energisa ainda deverá pleitear benefícios fiscais da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) para as distribuidoras no Acre e Rondônia, o que, combinado com créditos fiscais por prejuízos acumulados, tem potencial para deixar as concessionárias com "uma conta de impostos zerada" por um período de 10 anos, segundo Botelho.

(Por Luciano Costa)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Energisa vê distribuidoras da Eletrobras como desafio menor que compra do Grupo Rede - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia