IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Argentina aplicará novo imposto sobre exportações para reduzir déficit fiscal, diz ministro

03/09/2018 11h31

BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina aplicará um novo imposto sobre as exportações para reduzir seu déficit fiscal, afirmou nesta segunda-feira (3) o ministro da Fazenda, Nicolás Dujovne, em meio a uma crise cambial que minou a confiança na economia do país.

Mais cedo, o presidente Mauricio Macri assegurou que será reduzido pela metade o número de ministérios de seu gabinete, buscando reduzir o gasto público.

Leia também:

"No ano de 2019... vamos convergir ao equilíbrio fiscal antes do pagamento de juros, isso implica em economizar US$ 6 bilhões mais, que não necessitamos financiar nos mercados", disse o ministro.

Segundo Dujovne, o novo imposto taxará temporariamente, até o fim de 2020, os embarques de produtos primários em 4 pesos por dólar e do resto das exportações em 3 pesos por dólar.

Com o dólar atualmente em 38 pesos, o imposto é quase de 10% do valor exportado, que no caso dos grãos de soja e seus derivados --dos quais a Argentina é um dos maiores exportadores mundiais-- soma-se aos 18% já cobrados.

A Argentina busca superávit primário de 1% em 2020, segundo Dujovne, que à noite viajará aos Estados Unidos para fechar novo acordo de financiamento com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

(Reportagem de Nicolás Misculin)