IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Assaí lança terminais de pagamento para pequenas e médias empresas

03/09/2018 13h26

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O Assaí, rede de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar, vai ampliar sua carteira de serviços financeiros e passar a oferecer terminais de pagamento, com foco em pequenas e médias empresas que já são clientes.

O lançamento das maquininhas Passaí deve acontecer "nos próximos dias", disse o diretor financeiro do Assaí, José Marcelo Santos, e entra no portfólio de produtos financeiros ao lado do cartão de crédito, já oferecido há cerca de um ano.

Serão oferecidos aos clientes dois modelos dos terminais, um em versão compacta e outro maior, voltada para estabelecimentos comerciais com um volume de vendas mais significativo.

O lançamento da Passaí será feito por meio de sociedade do Assaí com a FIC, financeira do GPA em parceria com o Itaú Unibanco, a os resultados da operação serão compartilhados entre Assaí e FIC.

Inicialmente, os aparelhos serão oferecidos a clientes em três das 129 lojas Assaí, nas unidades Jacu-Pêssego, São Mateus e São Miguel, na capital paulista. Posteriormente as maquininhas serão oferecidas nas demais lojas, com a expectativa que até "início ou meados" de novembro esteja disponível em 100 por cento da rede, disse Santos.

O público-alvo do Assaí para os aparelhos serão pequenas e médias empresas.

"É um público que já está dentro de casa, um público que a gente chama de transformador. São donos de pizzaria, restaurante... que precisam de um mecanismo que viabilize o recebimento de suas vendas", disse Santos.

Atualmente, 55 por cento da receita do Assaí é oriunda dos clientes pessoa física, enquanto as compras com CNPJ respondem por 45 por cento.

No segundo trimestre, a receita bruta do Assaí cresceu 22,8 por cento ante mesmo período de 2017, ajudando a impulsionar o avanço de 10 por cento na receita do GPA.

O Passaí acirrar a disputa no mercado de terminais de pagamento, competindo com empresas como Cielo, PagSeguro e Rede, que pertence ao Itaú Unibanco.

Para competir nesse meio, a Passaí pretende entrar na disputa de preço, com valores "competitivos" de venda e nas taxas cobradas.

"A gente vai alinhar nossa imagem de baixo custo a essas maquininhas", disse Santos.

Além disso, a empresa vai disponibilizar atendimento físico aos clientes dentro das lojas Assaí, com a possibilidade do cliente sair do local com o aparelho funcionando.

A maquininha será acompanhada de um programa de incentivo, chamado Cashback Passaí, com um percentual do valor transacionado convertido em credito para uso nas lojas Assaí.