IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Questão da Venezuela é consequência do desgoverno brasileiro, diz Ciro

03/09/2018 13h22

SÃO PAULO (Reuters) - O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, disse que a questão da Venezuela é consequência do desgoverno brasileiro que deixou de mediar esse conflito, citando tanto PT quanto o governo do presidente Michel Temer e disse que o Brasil precisa retomar o papel natural de liderança na região para "desarmar essa bomba".

"A questão da Venezuela é consequência do desgoverno brasileiro, que desertou da nossa tarefa natural de mediar esse conflito, porque para o PT, tem que alisar o regime Maduro, que não tem mais condições de governar a Venezuela e para os americanos, a quem serve esse governo Temer, é isolar e estabelecer um ambiente de guerra civil", afirmou Ciro.

A declaração do candidato ocorre em meio a pedidos do governo do Estado de Roraima para que se feche a fronteira em Pacaraima, que no mês passado foi palco de um conflito entre moradores locais e imigrantes venezuelanos. O presidente Michel Temer disse na semana passada que não considera fechar a fronteira.

Ainda segundo Ciro, o Brasil tem a obrigação moral de acolher esses refugiados. "O Brasil tem a obrigação moral, pouco importa o quanto pobre nós sejamos, por sermos quem somos. Somos um país construído pela força migrante, pela violência da escravidão, pela violência das guerras nos continentes europeus, que trouxeram italianos, poloneses, alemães, japoneses para o nosso país em grande profusão", afirmou ele.

Ciro também lembrou que há uma quantidade enorme de brasileiros vivendo fora do país.

"Onde há um país, tem um brasileiro humilhado e sofrendo. Nós não temos direito, por sermos quem somos, de não proteger os refugiados, pobres que sejamos", disse.

(Reportagem de Laís Martins)