ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Ibope faz consulta ao TSE e deixa de divulgar pesquisa sobre corrida eleitoral

04/09/2018 22h01

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibope deixou de divulgar uma pesquisa sobre a disputa presidencial prevista para sair na noite desta terça-feira no Jornal Nacional, da TV Globo, e fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após realizar uma "adequação" que retirou da sondagem o cenário com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota lida no Jornal Nacional, o Ibope disse que, após o TSE barrar a candidatura de Lula na madrugada de sábado, decidiu fazer o levantamento com apenas um cenário, com o atual candidato a vice na chapa, Fernando Haddad, como o nome petista na disputa, ao contrário do que constava do registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral.

"A intenção do instituto é obter o aval do TSE para a divulgação do resultado dessa pesquisa com a mencionada adequação. Foi o que o Ibope fez hoje", afirma a nota.

"Até o momento, porém, o TSE não se manifestou sobre a questão, razão pela qual, em respeito à lei, o Ibope não liberou a pesquisa para divulgação. Tão logo o TSE se pronuncie a respeito, o Ibope informará o público e, consoante com a decisão da corte, liberará ou não os resultados."

Lula teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral na madrugada do último sábado com base na Lei da Ficha Limpa. Na decisão, o TSE deu prazo até o dia 11 de setembro para o PT escolher um substituto para a cabeça de chapa. Haddad é o plano B do PT e deverá assumir este papel.

Também nesta terça, o Datafolha anunciou que cancelou o registro de uma pesquisa nacional que seria feita entre esta terça e a quinta-feira por conta da presença de Lula no questionário.

O instituto disse que fará um novo levantamento sem o nome do petista, após ele ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. O Datafolha informou que essa nova pesquisa será divulgada na próxima segunda-feira.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Mais Economia