ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Atividade empresarial da zona do euro acelera em agosto mas otimismo diminui, aponta PMI

05/09/2018 07h20

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - A atividade empresarial da zona do euro acelerou ligeiramente no mês passado, ampliando o período de crescimento sólido, mas a guerra comercial global manteve o otimismo contido e sugere que o ritmo pode não ser mantido, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta quarta-feira.

O PMI Composto final do IHS Markit para a zona do euro avançou em agosto para 54,5 de 54,3 em julho, contra preliminar de 54,4. Leitura acima de 50 indica crescimento.

"O PMI da zona do euro mostra a série recente de crescimento robusto da atividade empresarial, novas encomendas e emprego se estendendo para agosto", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

"Entretanto, a expansão parece cada vez mais desigual e o humor empresarial se tornou mais instável durante o verão. A redução do otimismo levanta questões sobre se esse ritmo de crescimento pode ser sustentado."

O subíndice que mede o otimismo caiu para perto da mínima de dois anos de 61,6, de 63,1. Os gerentes de compras se assustaram com o impacto das guerras comerciais, disse o IHS Markit.

O PMI sobre o setor de serviços subiu para 54,4 de 54,2, em linha com a leitura preliminar mas bem aquém dos resultados vistos no começo do ano.

Mais Economia