IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Burberry vai deixar de queimar peças de luxo e de usar pele de animais em mudança social

06/09/2018 12h59

Por Kate Holton

LONDRES (Reuters) - A britânica Burberry não vai mais queimar o equivalente a milhões de libras em artigos de luxo não vendidos nem usar pele de animais em suas coleções após um furor sobre seu histórico ambiental.

A empresa admitiu em julho ter destruído o equivalente a quase 28,6 milhões de libras (40 milhões de dólares) em itens não comercializados em um único ano para evitar que eles fossem vendidos abaixo dos preços de mercado e desvalorizassem a marca.

A medida joga luz sobre o desperdício na indústria da moda --tanto nos mercados de luxo como de massa-- apenas poucos meses após o grupo Richemont, dono das marcas Cartier e Montblanc, admitir ter recomprado os próprios relógios para evitar excesso de estoque.

A Burberry também disse na quinta-feira que seguirá marcas como Versace, Gucci e a pioneira de moda ética Stella McCartney e remover peles de animais como coelho, raposa, vison e guaxinim asiático de seus modelos.

A indústria da moda está sob pressão de clientes e organizações ambientais para se tornar mais sustentável e mais varejistas têm sido criticados nos últimos anos por destruírem estoques não vendidos, inclusive por rasgarem ou fazerem furos nas peças antes de jogá-las fora.

No mercado de relógios, a Richemont disse que recomprou itens não vendidos durante uma recente queda do mercado e reciclou os metais preciosos e pedras que compõem as peças.

A Burberry, cujos casacos custam mais de 2.500 libras e bolsas custam cerca de 1.500 libras, disse que vai ampliar os esforços para reutilizar, reparar, doar ou reciclar seus produtos e trabalhar para desenvolver novos materiais sustentáveis.

O grupo Peta, que luta por tratamento ético aos animais, saudou a decisão da Burberry de parar de usar pele de animais, o que, segundo o presidente-executivo da marca, era parte de uma mudança maior, e o Peta afirmou ser um sinal dos tempos.

"Luxo moderno significa ser social e ambientalmente responsável", disse Marco Gobbetti, presidente-executivo da Burberry.

No ano fiscal encerrado em março, a Burberry disse que destruiu fisicamente o equivalente a 28,6 milhões de libras em bens, acima dos 26,9 milhões de libras no ano anterior, incluindo o equivalente a 10 milhões de libras em produtos de beleza, como perfumes.

A Burberry disse que agora está trabalhando com a empresa de luxo sustentável Elvis & Kresse para transformar 120 toneladas de sobras de couro em novos produtos ao longo dos próximos cinco anos.