IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Em meio a sanções, EUA estudam isenção a alguns importadores de petróleo do Irã

06/09/2018 15h11

NOVA DÉLHI (Reuters) - Washington está considerando conceder isenções a compradores de petróleo iraniano como a Índia, mas eles devem se comprometer a interromper as importações conforme as sanções impostas sobre Teerã entrarem em vigor, disse o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, nesta quinta-feira.

Pompeo, que está em Nova Délhi com o secretário de Defesa norte-americano, Jim Mattis, para participarem de reuniões com seus contrapartes indianos, disse a repórteres que alguns compradores de petróleo iraniano precisariam de "um pouco de tempo" para reduzirem o comércio com a república islâmica.

Os EUA estão pressionando todos os países a pararem de importar a commodity do Irã, depois que o presidente Donald Trump saiu em maio do acordo nuclear de 2015 entre o país do Oriente Médio e outras seis potências mundiais, reimpondo sanções sobre a nação.

Algumas sanções entraram em vigor no dia 6 de agosto e o resto, notavelmente sobre o setor petroleiro, terão efeito a partir de 4 de novembro. Trump alertou que qualquer um que negociar com o Irã não irá negociar com os Estados Unidos.

"Nós vamos considerar algumas isenções onde for apropriado, mas nós esperamos que as compras de petróleo iraniano serão zeradas em todos os países ou sanções serão impostas. Então, nós vamos trabalhar com os indianos, nós nos comprometemos a fazer isso", disse Pompeo.

"Muitos países estão em uma posição em que levará um pouco de tempo para reduzir (as compras) e nós vamos trabalhar com eles, eu tenho certeza, para encontrar uma solução que faça sentido", disse Pompeo, acrescentando que os EUA ficariam "felizes" se o petróleo do Irã fosse substituído por produtos norte-americanos.

(Por Nidhi Verma)