IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

FMI busca conclusão rápida das discussões com a Argentina, peso avança

06/09/2018 14h19

Por Daina Beth Solomon e Scott Squires

WASHINGTON/BUENOS AIRES (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta quinta-feira que quer finalizar as negociações para "fortalecer" o apoio de 50 bilhões de dólares à Argentina "o mais rápido possível", conforme o peso e as ações do país avançavam pelo segundo dia consecutivo.

Um novo acordo com o FMI é considerado essencial para sustentar a confiança do investidor nos ativos da Argentina, uma vez que o peso enfraqueceu cerca de 50 por cento contra o dólar este ano, sendo uma das moedas dos mercados emergentes de pior desempenho.

"Estão sendo feitos progressos nessas discussões, que agora continuam no nível técnico e, novamente, sobre como fortalecer ainda mais o programa das autoridades argentinas, que é apoiado pelo FMI", disse o porta-voz do fundo, Gerry Rice, em entrevista coletiva regular do fundo.

"O que Madame Lagarde tem dito é que vamos trabalhar para concluir o mais rapidamente possível", acrescentou ele, referindo-se à diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.

Rice disse que as negociações incluem sustentabilidade da dívida e "potencial de outras formas de financiamento".

Na véspera, o ministro das Finanças argentino, Nicolas Dujovne, afirmou que tem "enorme confiança" de que o país será capaz de alcançar um acordo com o FMI sobre o desembolso antecipado do empréstimo, aprovado em junho antes de o peso sofrer a forte depreciação vista na semana passada.

As discussões continuavam pelo terceiro dia nesta quinta-feira embora Dujovne, que liderou os delegados de seu país no início das discussões, tenha voltado a Buenos Aires como previsto e deixado sua equipe para definir os detalhes com o FMI, na expectativa de apresentar um acordo à diretoria do fundo para aprovação neste mês.

O peso tinha alta contra o dólar, e o índice acionário Merval subia mais de 3,5 por cento, liderado pelo setor financeiro.