ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Canadá está otimista de que acordo do Nafta pode ser fechado este mês, diz fonte

David Ljunggren

07/09/2018 11h36

WASHINGTON (Reuters) - O Canadá está cada vez mais otimista de que pode chegar a um acordo com os Estados Unidos para salvar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), embora possa demorar até o final de setembro, disse nesta sexta-feira uma fonte com conhecimento direto das negociações.

Autoridades dos EUA e do Canadá retomaram as negociações esta semana para modernizar o pacto de 1994, que rege 1,2 trilhão de dólares por ano em comércio entre EUA, Canadá e México e sustenta centenas de milhares de empregos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, fechou um acordo comercial com o México e ameaçou avançar sem o Canadá, medida que poderia matar o Nafta.

As discussões em Washington estão concentradas no sistema de oferta de produtos lácteos do Canadá, que os EUA dizem afetar suas exportações, no desejo de Ottawa de manter o mecanismo de resolução de disputas do Nafta e nas leis de imprensa canadenses que favorecem o conteúdo produzido internamente.

A fonte canadense, que pediu anonimato dada a sensibilidade da situação, disse que negociadores canadenses acreditam ser possível que as discussões continuem até o fim deste mês

Uma autoridade dos EUA disse à Reuters na quinta-feira que o Canadá precisa agir mais na questão dos produtos lácteos.

Mais Economia