ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Jack Ma, do Alibaba, revelará planos de sucessão na próxima semana

08/09/2018 13h47

Por Cate Cadell e Ryan Woo

PEQUIM (Reuters) - O bilionário e co-fundador do Alibaba Group Holding Ltd, Jack Ma, anunciará um plano de sucessão na próxima segunda-feira, concedendo o poder do seu império para uma nova geração de líderes, mas permanecerá como presidente executivo por enquanto. 

Ma anunciará o plano no seu 54º aniversário a estratégia de transição se estenderá por um período significativo de tempo, segundo o jornal South China Morning Post (SCMP), citando um porta-voz da empresa.

O Alibaba recusou-se a comentar, mas indicou a reportagem do SCMP quando questionado sobre os planos de Ma.

Ma, co-fundou o Alibaba em 1999 e atualmente é o rosto da empresa em grandes eventos políticos e de negócios no cenário internacional. 

O New York Times publicou na sexta-feira que Ma se aposentaria da empresa de comércio on-line na segunda-feira porque o ex-professor quer se concentrar em filantropia na educação. 

A terceira pessoa mais rica da China, com fortuna avaliada em 36,6 bilhões de dólares segundo a revista Forbes, Ma teria dito ao New York Times que sua aposentadoria não seria o fim de uma era, mas o começo de outra.  

Enquanto os planos de Ma de gradualmente se afastar é um marco, analistas e profissionais da indústria afirmam que é improvável que seu envolvimento mude substancialmente.

“Eu não acho que significa muito, para ser sincero. Ele deixou de ser CEO quatro ou cinco anos atrás e muito especificamente comentou que queria que pessoas mais jovens liderassem a empresa”, disse Kevin Carter, fundador do fundo The Emerging Markets Internet. 

Ma supervisiona alguns projetos de caridade de educação e meio-ambiente. Ele é uma figura cultuada na indústria da internet da China e atraiu muitos seguidores entre empreendedores e na cultura pop. Em eventos, ele é frequentemente recebido por fãs enlouquecidos.

Mais Economia