IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China promete retaliar se EUA seguirem com novas ameaças tarifárias

10/09/2018 10h20

PEQUIM (Reuters) - A China vai retaliar se os Estados Unidos derem novos passos nas disputas comerciais, disse o Ministério das Relações Exteriores chinês nesta segunda-feira, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, alertou que está pronto para aplicar tarifas a praticamente todas as importações chinesas aos EUA.

Na sexta-feira, o presidente Donald Trump alertou que está pronto para seguir adiante e aplicar tarifas sobre mais 267 bilhões de dólares, além dos 200 bilhões de dólares sobre bens do país asiático que já correm o risco de serem taxados. [nL2N1VT15V]

"Se o lado norte-americano seguir obstinadamente com seu curso e adotar novas medidas tarifárias contra a China, o lado chinês inevitavelmente tomará medidas preventivas para proteger nossos direitos legítimos", disse Geng Shuang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, quando questionado sobre os alertas de Trump.

Ele não adicionou mais detalhes.

Os Estados Unidos e a China aplicaram tarifas adicionais a 50 bilhões de dólares em produtos um do outro desde julho, intensificando as disputas comerciais entre as duas maiores economias do mundo, apesar de várias rodadas de negociações.

Trump criticou o superávit comercial recorde da China com os Estados Unidos e exigiu que Pequim o corte imediatamente.