ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Confiança do investidor na zona do euro cai com mercado emergente e tensões comerciais

10/09/2018 10h49

BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro caiu mais do que o esperado em setembro, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, em meio a preocupações com os mercados emergentes, os acontecimentos políticos na Europa e as tensões comerciais com os Estados Unidos.

O índice da Sentix para a zona do euro caiu para 12,0, de 14,7 pontos em agosto. A previsão do consenso da Reuters foi de uma queda para 14,6.

O subíndice que mede as expectativas apresentou variação negativa de 8,8, de queda de 5,8. O subíndice das condições atuais caiu de 37,3 para 35,0.

"As expectativas econômicas para as regiões emergentes na Ásia e na América Latina estão caindo muito e, portanto, também estão pesando sobre as perspectivas nos países industrializados desenvolvidos", disse Manfred Huebner, diretor da Sentix, em comunicado.

"Mas também há problemas suficientes na própria Europa, especialmente em nível político", acrescentou.

Além das preocupações com o Brexit, as autoridades européias estão preocupadas com os acontecimentos na Itália, onde o ministro das Finanças procurou tranquilizar a União Europeia na sexta-feira sobre seus planos orçamentários.

Huebner disse que as tensões comerciais com os Estados Unidos estão "agora tendo um impacto negativo perceptível" no sentimento.

A Sentix entrevistou 1.090 investidores entre os dias 6 e 8 de setembro.

Mais Economia