ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Crescimento do PIB francês no 3º tri deve acelerar para 0,4%, diz BC da França

10/09/2018 11h09

PARIS (Reuters) - O crescimento econômico francês deve acelerar para 0,4 por cento no terceiro trimestre, disse o banco central da França nesta segunda-feira, em segunda leitura, quando uma pesquisa de negócios realizada pela autoridade monetária mostrou uma recuperação no sentimento do mercado no setor industrial em agosto.

Dados oficiais mostraram que a segunda maior economia da zona do euro cresceu 0,2 por cento no segundo trimestre, com o crescimento para 2018 visto em um ritmo menor do que o esperado de 1,7 por cento. Isso colocou pressão sobre os planos do governo para conter o déficit orçamentário.

"O crescimento é sólido. Podemos fazer muito melhor, então precisamos intensificar as coisas", disse o ministro das Finanças, Bruno Le Maire, à rádio France Inter.

Le Maire reiterou que o déficit seria de cerca de 2,6 por cento da renda nacional neste ano e abaixo do limite de 3 por cento da União Europeia no ano que vem.

O presidente Emmanuel Macron vendeu suas reformas pró-mercado com a promessa de impulsionar o crescimento e o emprego, mas os eleitores estão cada vez mais impacientes, já que o desemprego permanece teimosamente alto e o crescimento econômico parece menos robusto do que o esperado.

A produção industrial saltou em agosto, com os fabricantes de automóveis registrando fluxos significativos, mas pontuais, ajudando a elevar o indicador do sentimento de negócios para 103 pontos, dois pontos acima de julho, mostrou a pesquisa do Banco da França.

Mas o banco central indicou que o crescimento da produção em setembro será médio.

A leitura do sentimento para o setor de serviços ficou inalterada em 102 pontos, de acordo com a pesquisa.

Mais Economia