IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investimento no 2º tri impulsiona expansão mais forte do Japão desde 2016

Tetsushi Kajimoto

10/09/2018 07h16

TÓQUIO (Reuters) - Os fortes gastos de capital no segundo trimestre impulsionaram a economia do Japão para o crescimento mais forte desde 2016, destacando a visão de que o investimento continua a sustentar a economia mesmo com as tensões comerciais e uma série de desastres naturais apresentando riscos às perspectivas.

Dados revisados do Escritório do Gabinete divulgados nesta segunda-feira mostraram que a economia cresceu 3 por cento em dados anualizados entre abril e junho, superando a expectativa de economistas de 2,6 por cento e a estimativa inicial de expansão de 1,9 por cento.

Foi a taxa mais forte desde o primeiro trimestre de 2016.

Os gastos de capital têm sido um ponto de destaque na economia do Japão, embora as empresas permaneçam cautelosas em compartilhar mais de seus lucros com os trabalhadores, mantendo um limite sobre o consumo privado e a inflação.

Os dados atualizados do segundo trimestre mostraram que na comparação trimestral houve crescimento de 0,7 por cento em termos reais e ajustados aos preços, contra uma leitura inicial de 0,5 por cento e expectativa de 0,7 por cento.

O componente de gastos de capital do PIB cresceu 3,1 por cento entre abril e junho sobre o trimestre anterior, contra expectativa de 2,8 por cento e leitura preliminar de 1,3 por cento.

Foi o aumento mais forte desde o início de 2015, impulsionado por transportes e serviços postais, e pelas indústrias elétrica e química.