IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Acordo da Tesla com a SEC dá munição a investigações nos EUA e ações judiciais de investidores

Gary McWilliams

01/10/2018 07h30

(Reuters) - O acordo da Tesla com reguladores norte-americanos ajudará a acalmar os investidores que pedem mais supervisão do presidente-executivo da empresa, Elon Musk, afirmaram especialistas, mesmo que forneça munição a vendedores a descoberto que buscam casos separados e a uma investigação do Departamento de Justiça.

Musk e Tesla pagarão 20 milhões de dólares cada, contratarão dois diretores independentes e o bilionário renunciará ao cargo de presidente do conselho de administração para acertar as acusações da Securities and Exchange Commission (SEC) de que o executivo enganou os investidores, twittando que ele tinha financiamento para um acordo privado.

Esse acordo ainda deve ser aprovado por um tribunal e não encerra a investigação do Departamento de Justiça divulgada sobre a Tesla por causa dos

"A verdadeira preocupação para a empresa não é a SEC, mas ações privadas que seguem um acordo como este", disse Charles M. Elson, diretor do Centro Weinberg de Governança Corporativa da Universidade de Delaware. "Ao pagar essa multa, isso aumenta as reclamações dos investidores sobre as perdas do mercado de ações", afirmou.

Nem Musk nem Tesla admitiram ou negaram as descobertas da SEC como parte do acordo. Nenhum dos dois respondeu a pedidos de comentários.

Musk concordou com a SEC depois que conselheiros o persuadiram de que os termos eram favoráveis ??e que uma longa briga judicial não seria do interesse da empresa, disse uma fonte a par do acordo. Musk queria pagar pessoalmente a multa pela Tesla, mas a SEC rejeitou essa proposta, disse a fonte.

As ações da Tesla despencaram cerca de 14 por cento na sexta-feira, um dia depois que a SEC acusou Musk de enganar os investidores e caiu 30 por cento desde o seu tuíte de 7 de agosto, dizendo que estava considerando fechar o capital por 420 dólares por ação.

As reclamações dos investidores podem resultar em liquidações substanciais em dinheiro ou ações, disse Elson. Um acordo de patrimônio poderia acabar diluindo a participação de 19 por cento de Musk em Tesla, reduzindo ainda mais sua influência no conselho.

A Tesla deve divulgar a produção do terceiro trimestre nesta semana, e os investidores estão observando para ver se atingiu os objetivos do modelo 3, um carro de alto volume. Se a Tesla lucrou, provavelmente, não será conhecida até que relate os resultados financeiros do trimestre.

Tesla e Musk acabaram aceitando penalidades mais duras do que a SEC propôs originalmente para acertar as reivindicações, de acordo com a fonte a par do acordo. Inicialmente, a SEC estava pronta para aceitar uma multa de alguns milhões de dólares e a remoção de Musk como presidente por dois anos, mas aumentou suas exigências depois que Musk recusou a oferta, disse a fonte.

(Reportagem de McWilliams em Houston e Jan Wolfe em Washington)