IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Acordo que substitui Nafta eleva Dow e S&P 500

Chuck Mikolajczak

01/10/2018 17h52

NOVA YORK (Reuters) - O Dow e o S&P 500 começaram o quarto trimestre em território positivo nesta segunda-feira, após um acordo de última hora para salvar o Nafta como um pacto trilateral ajudou a amenizar preocupações com comércio, embora os principais índices tenham terminado o dia abaixo de suas máximas da sessão.

O índice Dow Jones subiu 0,73%, a 26.651 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,364107%, a 2.925 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,11%, a 8.037 pontos.

O Canadá e o México aceitaram um comércio mais restritivo no novo Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), o torna difícil que montadoras globais construam carros de forma barata no México e visa levar mais empregos aos EUA.

Ações industriais, e mais especificamente papeis relacionados ao setor ferroviário e automobilístico, subiram. A Ford Motor Co ganhou 0,8%, enquanto a General Motors avançou 1,6%. Entre ferrovias, a Kansas City Southern subiu 2,9%.

O setor industrial, sensível a desenvolvimentos comerciais nos últimos meses, subiu 0,9%, seu melhor dia em cinco semanas.

"São boas notícias não só para o Nafta e para a América do Norte em geral, mas muitos participantes do mercado estão realmente vendo isso como positivo para futuras negociações, especialmente com a China", disse Lindsey Bell, estrategista de investimentos da CFRA Research.

"Está faltando detalhes, mas o mercado aparentemente não liga, eu estou definitivamente interessado em ver exatamente quais são os detalhes."

O maior ganho do setor industrial, no entanto, foi da General Electric, que subiu 7,1% e estava encaminhada para seu melhor dia em três anos e meio após substituir o presidente John Flannery pelo conselheiro Larry Culp, quem investidores esperam que possa transformar o portfólio da companhia mais rapidamente.