IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CEO da GE renuncia e ações sobem 15% no pré-mercado

01/10/2018 09h41

(Reuters) - O presidente-executivo da General Electric, John Flannery, renunciou abruptamente nesta segunda-feira, pouco mais de um ano depois de assumir o cargo, e a empresa anunciou uma despesa de 23 bilhões de dólares relacionada ao seu negócio de energia em dificuldades.

    A saída de Flannery coloca em dúvida planos para reorganizar uma das corporações mais conhecidas da América. Ele havia prometido transformar a GE em uma empresa mais enxuta, cortando empregos e vendendo vários negócios.

    As ações da empresa subiram 15 por cento antes do início do pregão. A ação caiu mais de metade desde que Flannery assumiu o cargo em agosto do ano passado.

    A saída de Flannery da GE é impulsionada pelo "ritmo lento de mudança" sob sua liderança, informou a CNBC, citando um texto de uma fonte.

    Flannery será substituído por H. Lawrence Culp Jr., que teve o apoio unânime do conselho, disse a empresa.

    Culp foi incluído no conselho da GE em fevereiro.

    O negócio de energia da empresa, atingido por problemas com sua última geração de turbinas a gás, registrou um prejuízo de 10 bilhões de dólares no ano passado.

    A companhia disse que ficaria aquém das projeções anteriormente divulgadas para o fluxo de caixa livre e lucro por ação para 2018 devido à fraqueza em seu negócio de energia.

O atual saldo de 'goodwill' da GE Power é de cerca de 23 bilhões de dólares e a taxa de depreciação do 'goodwill' provavelmente constituirá substancialmente todo esse saldo, disse a empresa.

(Reportagem de Arunima Banerjee e Sweta Singh em Bengaluru)