IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CEO da Pfizer deixará cargo no próximo ano

01/10/2018 08h26

(Reuters) - A farmacêutica Pfizer anunciou na segunda-feira que seu presidente-executivo, Ian Read, deixará o cargo no início do ano que vem e será sucedido pelo vice-presidente de operações, Albert Bourla.

Read, que foi indicado CEO em dezembro de 2010, se tornará presidente do conselho de administração da Pfizer a partir de 1º de janeiro.

"Tem sido uma honra servir como CEO da Pfizer nos últimos oito anos", disse Read. "No entanto, agora é o momento certo para uma mudança de liderança, e Albert é a pessoa certa para orientar a Pfizer na próxima era."

Nos oito anos em que Read comandou a companhia, a empresa ganhou 30 aprovações do órgão regulador de saúde dos EUA, bem como a expiração de patentes vencidas de poucos de seus grandes sucessos, incluindo o medicamento contra colesterol Lipitor.

Antes de assumir o cargo de diretor operacional no início do ano, Bourla, de 56 anos, liderou o negócio Innovative Health, que registrou receita de 31,4 bilhões de dólares em 2017.

"O anúncio de liderança de hoje é parte de um processo planejamento de sucessão plurianual planejado", disse Shantanu Narayen, diretor independente da Pfizer.

(Reportagem de Tamara Mathias em Bengaluru)