IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento da indústria da zona do euro tem menor nível em 2 anos, mostra PMI

01/10/2018 07h04

(Reuters) - O crescimento da indústria da zona do euro desacelerou para a mínima de dois anos no final do terceiro trimestre, em outro sinal de que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China está afetando as fábricas no restante do mundo também, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI final de indústria do IHS Markit caiu em setembro para a mínima de dois anos de 53,2 ante 54,6 em agosto e preliminar de 53,3, mas ainda acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

O subíndice de produção atingiu o menor patamar em mais de dois anos de 52,7, contra 54,7 em agosto.

Os empresários do setor industrial estão cada mais preocupados com as barreiras ao comércio mundial, o que ficou claro com as leituras de indicadores antecedentes. O subíndice de novas encomendas de exportação caiu para a mínima de mais de cinco anos de 50,2, contra 52,0 no mês anterior.

"A indústria da zona do euro desacelerou mais um pouco no final do terceiro trimestre. O setor viu o forte crescimento no início do ano rapidamente perder força para o pior desempenho em dois anos em setembro uma vez que o crescimento da produção e do emprego desacelerou em resposta à estagnação das exportações", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.