IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lagarde, do FMI, alerta que conflitos comerciais prejudicam crescimento global

01/10/2018 12h24

WASHINGTON (Reuters) - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou nesta segunda-feira que as disputas comerciais e tarifárias estão começando a prejudicar as perspectivas para o crescimento global, convocando os países a resolverem suas diferenças e reformar as regras comerciais globais.

Lagarde, em um discurso antes do encontro anual do FMI e do Banco Mundial na próxima semana na Indonésia, disse que o crescimento está em seu nível mais alto desde 2011, mas que se estabilizou com menos países participando da expansão.

"Em julho, nós projetávamos 3,9 por cento de crescimento global para 2018 e 2019. A perspectiva desde então se tornou menos intensa, como vocês verão nas nossas projeções atualizadas na próxima semana", disse, sem dar novos números.

"A questão é que a retórica está se transformando numa nova realidade de barreiras comerciais reais. Isso está prejudicando não apenas o comércio em si, mas também os investimentos e a produção com as incertezas continuando a crescer", acrescentou.

Enquanto os Estados Unidos estão crescendo com força por causa do corte de impostos e condições financeiras frouxas, há sinais de enfraquecimento na zona do euro e Japão, disse ela.

A China também está mostrando sinais de moderação no crescimento, uma tendência que será exacerbada pelas disputas comerciais com os Estados Unidos, que impôs tarifas sobre 250 bilhões de dólares em produtos importados da China e está ameaçando com mais taxas sobre outros 267 bilhões de dólares.

(Por David Lawder)