IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tria diz ao Eurogrupo que orçamento da Itália ainda está sob discussão, dizem fontes

01/10/2018 14h31

LUXEMBURGO (Reuters) - O ministro das Finanças da Itália, Giovanni Tria, afirmou a seus colegas da zona do euro durante reunião a portas fechadas em Luxemburgo nesta segunda-feira que detalhes do plano orçamentário italiano para 2019 ainda estão em discussão dentro do governo, disseram à Reuters duas fontes da União Europeia.

Segundo as fontes, os ministros das Finanças de França e Holanda pediram a Tria que explicasse os planos de um grande déficit nos próximos três anos, embora o tópico não estivesse na agenda da reunião mensal dos ministros das Finanças da zona do euro, o Eurogrupo.

Ele explicou os planos do governo, mas disse que eles não estão finalizados ainda, e que os detalhes estão sob discussão, de acordo com as fontes.

Uma terceira fonte confirmou que o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, pediu detalhes dos planos a Tria, com o apoio do ministro holandês Wopke Hoekstra.

Tria disse que as prioridades do governo são investimento e crescimento, segundo duas fontes.

Ele insistiu que a dívida da Itália vai diminuir, repetindo declarações feitas a repórteres antes da reunião.

Na semana passada, o governo definiu seus planos orçamentários para os próximos três anos, que serão a base para o orçamento de 2019, que terá que ser entregue à Comissão da UE até meados de outubro.

(Reportagem de Francesco Guarascio)