IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cemig compra 152,5 MW médios em energia solar e eólica em leilão

04/10/2018 17h45

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica mineira Cemig fechou a compra de 152,5 megawatts médios em energia proveniente de usinas solares e eólicas em um leilão realizado nesta quinta-feira, com contratos de fornecimento que terão início a partir de janeiro de 2022 e duração de 20 anos, informou a companhia em comunicado.

O certame da empresa fechou a contratação junto a empreendimentos que totalizarão 388 megawatts em capacidade quando em operação.

Os projetos serão construídos por terceiros, sem ligação direta com a Cemig, que não informou as empresas vencedoras da disputa ou mais detalhes sobre os negócios.

O movimento da companhia segue-se a uma licitação semelhante realizada em junho, na qual Cemig adquiriu 431,49 megawatts médios em eletricidade também junto a projetos solares e eólicos que serão desenvolvidos por terceiros.[nL2N1T91OL]

No primeiro leilão, a elétrica assinou contratos com usinas que somarão uma capacidade instalada de 1,24 gigawatts. O início de fornecimento desses projetos também é previsto por contrato para 2022.

O objetivo da Cemig com os leilões é aumentar sua oferta de energia para atender à demanda dos clientes da empresa no mercado livre de eletricidade, onde grandes consumidores, como indústrias, negociam contratos de fornecimento diretamente com empresas de geração e comercialização.

O formato do leilão permite à empresa ter mais energia em carteira sem a necessidade de investimentos próprios em projetos de geração, que demandam elevados aportes.

A estratégia vem em meio a um aperto financeiro na estatal controlada pelo governo mineiro, que tem conduzido um amplo programa de vendas de ativos com a meta de reduzir um endividamento que somou 14,6 bilhões de reais ao final do segundo trimestre.[nL1N1V60ED]

(Por Luciano Costa; edição de Roberto Samora)