IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Criação de vagas de trabalho nos EUA desacelera em setembro; taxa de desemprego cai para 3,7%

05/10/2018 09h42

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou com força em setembro provavelmente porque o furacão Florence prejudicou os setores de restaurantes e varejo, mas a taxa de desemprego caiu para perto da mínima de 49 anos de 3,7 por cento, indicando um aperto adicional nas condições do mercado de trabalho.

O relatório mensal de emprego do Departamento de Trabalho também mostrou aumento constante dos salários nesta sexta-feira, sugerindo pressões inflacionárias moderadas, o que pode aliviar as preocupações com o superaquecimento da economia e manter o Federal Reserve na trajetória de aumentos graduais da taxa de juros.

Foram criadas 134 mil vagas de empregos fora do setor agrícola no mês passado, o menor número em um ano, já que os setores de varejo e lazer e hospitalidade fecharam postos de trabalho.

Os dados de julho e agosto foram revisados ​​para mostrar 87 mil vagas a mais do que o informado anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters projetavam criação de 185 mil postos de trabalho em setembro e uma queda na taxa de desemprego de 0,1 ponto percentual, para 3,8 por cento.

A economia precisa criar cerca de 120 mil empregos por mês para acompanhar o crescimento da população em idade ativa.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na terça-feira que a perspectiva da economia é "notavelmente positiva" e acredita que está à beira de uma era "historicamente rara" de desemprego ultrabaixo e inflação contida.

Um mercado de trabalho robusto está sustentando a economia e, junto com o alto nível de poupança, pode sustentar os gastos do consumidor conforme o estímulo do pacote de corte de impostos de 1,5 trilhão de dólares governo norte-americano perde força.

O Departamento do Trabalho disse que é possível que o furacão Florence, que atingiu as Carolinas do Norte e do Sul em meados de setembro, possa ter afetado o emprego em algumas indústrias. Ele disse que é impossível quantificar o efeito líquido sobre o emprego.

Os ganhos médios por hora aumentaram oito centavos, ou 0,3 por cento, em setembro, após subirem 0,3 por cento no mês anterior. Com o aumento de setembro abaixo do ganho de 0,5 por cento registrado durante o mesmo período do ano passado, isso reduz o aumento anual dos salários para 2,8 por cento, de 2,9 por cento em agosto, que foi o maior aumento em mais de nove anos.

O crescimento salarial continua sendo suficiente para manter a inflação em torno da meta de 2 por cento do Fed.