IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Forte criação de vagas de trabalho nos EUA é esperada para setembro e salários devem subir

05/10/2018 07h07

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos provavelmente criou vagas de trabalho a um ritmo acelerado em setembro, com a taxa de desemprego caindo para a mínima de 18 anos de 3,8 por cento, sinalizando mais aperto das condições do mercado de trabalho.

O relatório de emprego do Departamento de Trabalho a ser divulgado nesta sexta-feira também deve mostrar aumento constante dos salários, sugerindo pressões inflacionárias moderadas, o que pode aliviar as preocupações com o superaquecimento da economia e manter o Federal Reserve na trajetória de aumentos graduais da taxa de juros.

A criação de vagas fora do setor agrícola provavelmente chegou a 185 mil no mês passado após atingir 201 mil em agosto, de acordo com pesquisa da Reuters junto a economistas. O resultado para setembro igualaria a média mensal dos últimos três meses.

A economia precisa criar cerca de 120 mil postos de trabalho por mês para acompanhar o crescimento da população em idade de trabalhar.

"O mercado de trabalho permanece saudável, e achamos que o cenário de crescimento econômico decente com inflação contida deve continuar", disse Aaron Anderson, chefe de pesquisa da Fisher Investments.

A expectativa é de que a renda média por hora tenha aumentado 0,3 por cento em setembro depois de subir 0,4 por cento no mês anterior.

O crescimento salarial permanece suficiente para manter a inflação em torno da meta de 2 por cento do Fed.