IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hidrelétrica de Santo Antônio recebe aporte de R$209,6 por acionistas

05/10/2018 10h21

SÃO PAULO (Reuters) - A hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, uma das maiores do Brasil, recebeu aportes de 209,6 milhões de reais de seus acionistas, em recursos em parte utilizados para quitar débitos junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), informou a Santo Antônio Energia (SAE) em comunicado nesta sexta-feira.

A capitalização aconteceu em uma assembleia geral extraordinária de acionistas que aprovou a emissão de novas ações. Parte dos papéis foi integralizada de imediato pela Madeira Energia, controladora da companhia, resultando na injeção de 34,9 milhões de reais na SAE, enquanto outros 51,38 milhões serão integralizados "até 10 de outubro", em dinheiro.

A Madeira Energia tem como sócios Furnas, da Eletrobras, Cemig e a Odebrecht, além do FIP Caixa Amazônia Energia e da SAAG Investimentos. A holding e a SAE não detalharam no comunicado quais acionistas aportaram recursos.

A SAE adicionou que recebeu ainda um aporte de 174,72 milhões de reais em 3 e 4 de outubro, referente a um saldo a integralizar de um aumento de capital da companhia aprovado pelos acionistas em 2014.

Em comunicado à parte, a SAE afirmou que os recursos ainda a serem integralizados proporcionarão "recursos financeiros para reforço do seu caixa".

Os valores já aportados, por sua vez, foram utilizados para quitar um débito de 81 milhões de reais junto à CCEE, referente a obrigações da SAE na liquidação financeira das operações do mercado de energia referente a agosto.

A empresa disse que os recursos também foram direcionados ao pagamento de "encargos regulatórios e demais compromissos", sem detalhar.

A usina de Santo Antônio, que já está totalmente em operação, soma cerca de 3,6 gigawatts em capacidade instalada.

(Por Luciano Costa)