IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nasdaq cai pela terceira sessão consecutiva por preocupações com crescimento global

April Joyner

08/10/2018 18h39

NOVA YORK (Reuters) - O índice de tecnologia Nasdaq caiu nesta segunda-feira pelo terceiro dia consecutivo, à medida que uma liquidação nos mercados chineses desencadeou preocupações sobre uma desaceleração no crescimento econômico global, embora o S&P 500 tenha reduzido perdas para encerrar quase estável.

O índice Dow Jones subiu 0,15 por cento, a 26.487 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,039507 por cento, a 2.884 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,67 por cento, a 7.736 pontos.

Pequim anunciou um corte acentuado no nível de dinheiro que bancos precisam manter como reservas, visando reduzir os custos de financiamento e estimular crescimento em meio às tensões comerciais. Na sessão de negociação de segunda-feira, a primeira para investidores chineses desde que as tarifas dos EUA e China entraram em vigor, tanto as ações chineses quanto o iuan caíram.

A possibilidade de menor crescimento global, liderado pela desaceleração da China, desencadeou um declínio do setor de tecnologia, que caiu 1,2 por cento.

Entre as maiores quedas, tanto do Nasdaq quanto do S&P 500, estavam Microsoft Corp, que caiu 1,1 por cento, e AdobeSystems Inc, queda de 3,2 por cento.

Por outro lado, setores defensivos, incluindo serviços públicos, bens de consumo, e setor imobiliário, lideraram os principais setores do S&P 500 em ganhos percentuais.

"Ações de crescimento são muito sensíveis às expectativas de crescimento global", disse Chad Morganlander, gerente-sênior de portfólios da Washington Crossing Advisors.

"A qualquer momento que você vê preocupação sobre isso, você vê a reversão dessa negociação".

O mercado de títulos dos Estados Unidos estava fechado por causa de um feriado.